terça-feira, 9 de abril de 2013

Qual o sentido da escrita? Por que escrever?

Qual o sentido da escrita? Por que escrever? Muitas vezes, quando debruçado em uma mesa de escola, na aula de redação, o aluno pensa muitas vezes sobre um mesmo tema!
E se pergunta constantemente: por que tenho que escrever isso?




O princípio e motivo básico da escrita é a expressão: de um pensamento, de sentimentos, de conhecimento, de uma reflexão, etc.

Dizemos que é a exposição verbal do que poderíamos ter dito! Há coisas que precisam ser escritas e não faladas!

A escrita, então, é como o escape daquilo que está dentro de nós! Portanto, para a maioria é uma satisfação tê-la como algo natural ao homem, intrínseco.

Contudo, há aqueles que encontram dificuldades em escrever, o que quer que seja! Falta-lhes gozo pela leitura, sentem aprisionados à folha branca! A escrita é um experimento, quanto mais se escreve, mais se quer escrever! Assim também, quanto mais se lê, mais se quer expor o que aprendeu, o que pensa a respeito daquilo que leu!


Já dito pela Alagoana vencedora do prêmio Jovens Inspiradores realizado pela Veja.com , que garantiu sua vaga em Havard .  Larissa Maranhão, de 18 anos, acaba de entrar para um seleto grupo de estudantes. Em agosto, ela inicia a graduação em economia na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais prestigiadas do mundo. 



Larissa Maranhão, 18 anos: “Sociedade que escreve bem, funciona bem. E o Brasil está longe de atingir esse ideal”

Mas, se ainda assim não encontrou motivos para escrever, vejamos alguns!

Escrevemos quando estamos tristes, para desabafar, nem que seja apenas para ficar naquele pedaço de papel; escrevemos quando estamos alegres e precisamos contar o que sentimos a respeito daquela vitória conquistada; escrevemos para contar um segredo, mesmo que seja só para o diário; escrevemos para dizer que estamos apaixonados; escrevemos para dizer que amamos alguém; escrevemos porque ficamos com saudades; escrevemos porque um amigo foi morar em outro estado ou outro país; escrevemos para felicitar um nascimento e para parabenizar um aniversariante; escrevemos para deixar uma lembrança para alguém; escrevemos para consolar um amigo; escrevemos para encorajar um irmão; escrevemos para nos sentir mais próximos da família e, finalmente, escrevemos porque desejamos passar em um concurso, seja vestibular, seja para um órgão público ou uma empresa particular!

Escrever, portanto, é um ato de conquista também! Através da escrita adquirimos objetos desejados, o que faz do ato de escrever parte importante da realização de nossos sonhos!



www.brasilescola.com
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário